sábado, 19 de março de 2011

Acabou a reeleição para presidente, governadores e prefeitos.

Comissão de Reforma Política do Senado aprovou na quinta-feira o fim da reeleição e mandato de cinco anos para presidente da República , governadores e prefeitos. Pela proposta, os candidatos que estão no cargo ainda poderão concorrer à reeleição, que seria permitida até 2014. O presidente da República que assumir em 2015 teria um cargo de cinco anos.


No caso da presidente Dilma Rousseff, por exemplo, se ela concorrer à reeleição e vencer, na prática ganharia mais um ano de mandato. A comissão apenas chegou a uma proposta consensual da ideia, mas sem aprovação de um texto final. Também foi aprovada a manutenção do voto obrigatório.

Fonte: Caderno Política.
19/03/2011

DECON interdita farmácias em três municípios

O Ministério Público do Estado do Ceará, através da equipe de fiscalização do Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (DECON), coordenada pelo promotor de Justiça Francisco Gomes Câmara, realizou, dia 15/03, em conjunto com a fiscalização do Conselho Regional de Farmácia (CRF-CE), uma operação de autuação nas drogarias do municípios de Croatá, Ibiapina e Guaraciaba do Norte. Na ocasião foram fiscalizadas os seguintes estabelecimentos:
R. Farias Rodrigues-ME (Drogaria Croatá) - Av. Tiradentes, 65 – Centro – Croatá. Legislação Infringida: Art. 24 da Lei Federal 3820/60 c/c Art. 6º, inc. I e III do CDC. Resultado da Fiscalização: Autuação, Interdição e Apreensão de medicamentos.
J. D. Ximenes de Sousa-ME (Farmácia Vita Farma) - R. Escritor Pedro Ferreira, 47 - Centro – Ibiapina. Legislação Infringida: Art. 24 da Lei Federal 3820/60 c/c  Art. 273, §1º,B da Lei Federal9677/98 c/c Art. 6º, inc. I e III do CDC. Resultado da Fiscalização: Autuação, Interdição e Apreensão de medicamentos.
G.S. Rodrigues (EPP) - R. Francisco Bezerra, 56A - Centro - Guaraciaba do Norte. Legislação Infringida: Art. 24 da Lei Federal 3820/60 c/c Art. 6º, inc. I e III do CD. Resultado da Fiscalização: Autuação, Interdição e Apreensão de medicamentos.
Fonte: Ministério Público do Estado do Ceará.
19/03/2011

São José é o pai providente



Mesa de S. José é tradição que continua até hoje em algumas cidades italianas

A terra fértil sinaliza para mesa farta e boa safra, fazendo com que o sertanejo eleve os olhos para o céu e agradeçaA certeza de que São José é o "pai providente" de todos os católicos e, em especial, dos sertanejos - têm no dia 19 de março a data limite para o início da quadra chuvosa - é materializada pela mesa farta, graças à chuva que já caiu, até agora, em todo o Estado. Por isso, hoje, Dia de São José, santo considerado pai adotivo de Jesus Cristo, formando a Sagrada Família ao lado de Maria e Jesus Cristo, os agricultores cearenses mudam o tom de suas preces ao padroeiro.

A apreensão e o medo de não chover, o que pode significar mesa vazia, dão lugar às preces em agradecimento ao inverno que cada vez mais se torna realidade. Neste cenário de esperança de boa safra é que os cearenses dos quatro cantos do Estado festejam, desde o dia nove de março, com missas e novenas, o Dia de São José, cujas comemorações terminam hoje.
Santo universal
Em diversas paróquias e capelas espalhadas pela Capital, a exemplo da Catedral Metropolitana de Fortaleza, que realiza programação a partir das 8h30min, encerrando com procissão às 17h, os fiéis reverenciam São José. Ele é venerado como santo universal da Igreja Católica, padroeiro da família e dos artesãos. Nesse clima de evangelização e agradecimento, os cearenses homenageiam São José, que incorpora também a simplicidade do operário, pela profissão de carpinteiro que exercia.

Até o fim do período medieval, era rara a representação de São José, começando aparecer a partir do fim do século XV e início do XVI. Ora parece pintado como um homem velho, barbudo em roupas burguesas, ora como trabalhador. Descendente do Rei Davi, morou em Nazaré, era noivo de Maria, cuja maternidade acontece por obra e graça do Espírito Santo, despertando no noivo, a desconfiança.

Mas a obediência e crença falaram mais alto no coração do carpinteiro de Nazaré, ao receber a revelação durante um sonho, pela boca de um anjo, aceitando a vontade divina. A Igreja Católica presta homenagem a São José no dia 19 de Março, sendo os Beneditinos os primeiros a celebrarem a data, em 1030, seguidos pelas congregações Servos de Maria (1324) e Franciscanos (1399). Em algumas cidades italianas uma tradição antiga permanece até hoje: a mesa de São José.

No Ceará, juntamente com Santa Luzia ( 13 de dezembro) e São Sebastião (20 de janeiro), ele forma a trilogia dos santos que podem ajudar a ter um bom inverno. Todos os anos, o homem do campo começa a fazer as suas apostas no inverno do ano seguinte, no dia 13 de dezembro, ao fazer a experiência com seis pedras de sal, que ficam ao relento. Dependendo do grau de umidade, em cada uma delas, indica os meses que serão mais chuvosos, ou senão não haverá inverno. Embora essa fé permaneça viva no imaginário do homem do campo, é refutado do discurso científico.

De acordo com informações do Departamento de Meteorologia da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), "para a Ciência, não há relação entre a chuva nesse dia e qualidade da estação chuvosa no Estado do Ceará". Este ano, a previsão da Funceme para a quadra chuvosa oscila entre 45% de probabilidade para a categoria normal, 40% para acima do normal e 15% para a abaixo da média.

Com o tema "São José, ajudai-nos a defender a vida que Deus no confiou", diversas comunidades de Aquiraz, localizada na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) homenageiam o padroeiro da cidade. "São José é a figura principal da Sagrada Família e pai providente", destaca Nilton Inácio da Silva, secretário da Paróquia de Aquiraz, que comemora 300 anos de evangelização.

Durante as festas dos padroeiros, a Igreja Católica aproveita para enfatizar a evangelização. "Neste ano, os fiéis vão agradecer", destaca, informando que desde o dia 9 de março o santo está sendo homenageado com novenas e missas. Hoje, a partir das 17h, várias paróquias participam do cortejo ao Santo, que mantém estreita relação com a família. "Durante a procissão da Capela de São José do Bairro Álvaro Weyne, acontece o encontro com Nossa Senhora de Fátima", explica Maria Celestina de Aguiar, enfatizando a força do Santo com a família.
MESA DO SANTOTradição é preservada No Ceará, o Dia de São José representa a data limite para a esperança do homem do campo no bom desempenho da estação chuvosa, sendo prenúncio de mesa farta para o resto do ano. No entanto, nem todos os anos são bons de chuva no Estado, daí a relação do Santo com as chuvas. Sua festa ocorre durante a Quaresma e coincide com a passagem do equinócio.

Diferente do Hemisfério Norte, onde a data marca o fim do inverno e início da primavera, no Ceará, o Dia de São José acontece na estação chuvosa. Por isso, em algumas cidades italianas, até hoje, os habitantes conservam a tradição da "Mesa de São José".

Trata-se de costume antigo e que está mais ligado ao agradecimento de uma graça alcançada do que a um encontro social. Algumas famílias conservam o hábito de preparar a "Mesa de São José" na noite de 18 de março, sendo formada por massas, verduras, peixes frescos, frutas e vinhos. Não pode faltar à mesa, a imagem de São José. A tradição determina que seja convidados familiares, amigos e três crianças pobres, representando a Sagrada Família. As comidas são servidas, sempre, ao meio dia, de 19 de março.

A imagem do pai provedor, por ser considerado o patrono universal da Igreja Católica, faz com que a celebração permaneça até hoje. É importante lembrar que, ao longo dos séculos, o Santo teve diversas representações sendo uma das primeiras, na Itália, ligada à Sagrada Família, no período Barroco.

O tipo devocional de São José vai se tornando cada vez mais difuso. Há 300 anos, uma imagem do Santo é encontrada no litoral cearense, por pescadores. "Pesava muito, indicando que queria ficar aqui", diz Nilton Inácio da Silva. Assim, São José de Ribamar torna-se o padroeiro da cidade de Aquiraz, a primeira Capital do CE.

Fonte: IRACEMA SALES - D/NREPÓRTER
19/03/2011

sexta-feira, 18 de março de 2011

AGRICULTOR MATA COMPANHEIRA E DEPOIS SE SUICIDA NA PARAÍBA.

Um homicídio seguido se Suicídio foi registrado as 22:00h desta quinta-feira (17), no Sítio Tabuleiro, Zona Rural de Sousa, no qual segundo informações, o agricultor Francisco de Sousa Filho, casado, residente no referido endereço, de posse de uma arma de fogo efetuou três tiros contra sua companheira Francisca Januário dos Santos Sousa, casada, agricultura, residente no mesmo endereço, e depois se suicidou efetuando um disparo no ouvido.
Segundo informações, a vítima e o acusado eram cônjuges e passavam por problemas de ordem conjugal.
A PM compareceu no local e constatou o fato sendo que ambas as partes vieram a óbito no local. As devidas providências pertinentes ao caso foram realizadas pela guarnição policial.
Fonte:Camocim polícia24h
18/03/2011

Vereador é preso acusado de assaltar bancos

O vereador Valdimar dos Santos Carvalho (DEM), da cidade de Santa Quitéria, distante 223 quilômetros de São Luís, capital do Maranhão, foi preso na quinta-feira (17) acusado de ter participado de um assalto a uma agência bancaria no início de fevereiro. Durante o assalto, ocorrido em Santa Quitéria, houve troca de tiros da quadrilha com policiais do Grupo Tático Aéreo (GTA) do Maranhão.

A prisão do vereador democrata, conhecido também como Mosquito, foi decretada pela juíza da comarca de Santa Quitéria, Elaine Silva Carvalho. Essa não foi a primeira vez que Valdimar Carvalho foi preso. Em 2009, ele também há havia sido detido sob a mesma acusação de assalto a banco.

Em dezembro do ano passado, Carvalho também foi preso em flagrante, em Dom Eliseu, a 333 quilômetros de Belém, capital do Pará, sob a acusação de integrar um bando que pretendia assaltar um banco em Jacundá. Durante as eleições de 2008, Valdimar dos Santos Carvalho foi o segundo vereador mais votado em Santa Quitéria, com 6% dos votos.
Fonte: Ipú Notícias.
18/03/2011

Policiais do Ronda podem ter cometido estupro, segundo advogado

O advogado criminal e professor universitário de Direito Penal, Leandro Vasques, afirmou, nesta sexta-feira (18), que o ato dos policiais do Ronda do Quarteirão de praticar obscenidades com mulheres dentro da viatura pode ser classificado como estupro.
Ministério Público diz que vai investigar caso de policiais do Ronda
Câmeras mostram soldados do Ronda praticando obscenidades dentro da viatura
Segundo ele, caso as moças tenham sido obrigadas ou submetidas por medo a praticar os atos, os policias cometeram o crime. Além disso, se elas forem menores de 14 anos, mesmo não tendo sido obrigadas, os policias também teriam praticado o estupro, classificado como vulnerável, com pena de oito a 15 anos de prisão, segundo Artigo 217-4 do Código Penal.
O professor explicou sua declaração de acordo com a Lei 12.015/09, que diz que gestos como toque nas partes íntimas também configuram crime de estupro. A punição, segundo o artigo 213 do Código Penal, é de pena de seis a dez anos de reclusão.
Fonte: Ipú Notícias
18/03/2011 

Alex Gardenal e Fabinho da Pavuna são presos


Também procurados pela polícia do Maranhão, foram presos nesta quinta (17), em Itapecuru-Mirim, a 85 km de São Luís.
Dois bandidos considerados perigosos pela polícia do Ceará foram presos no posto da Polícia Rodoviária Federal no município de Itapecuru-mirim, a 85 quilômetros de São Luís no Maranhão.
Os dois bandidos são Alexandro de Sousa Ribeiro, o ‘Alex Gardenal’, e Francisco Fabiano da Silva Aquino, o ‘Fabinho da Pavuna’, que teria coordenado o resgate do grupo de10 presos do IPPOO-II, em Itatitinga, no dia 05/02.
Os dois são acusados de assaltos e sequestros. A prisão dos dois bandidos aconteceu durante uma operação das polícias do Ceará e do Maranhão.
Segundo delegado da superintendência de investigações criminais do Maranhão, Roberto Larrá, Alex Gardenal e Fabinho da Pavuna eram monitorados pelo serviço de inteligência do grupo de combate a assaltos a banco do Maranhão há alguns dias. A prisão foi no final da noite dessa quinta-feira (17)
Os 2 presos foram levados  para a sede da superintendência de investigações criminais, na capital, São Luis. Eles devem ser trazidos de volta para o Ceará ainda nesta sexta (18). A polícia do Maranhão acredita que outros dois fugitivos resgatados do IPPOO há quase um mês também estejam no estado.
Fonte:http://tvverdesmares.com.br/bomdiaceara/alex-gardenal-e-fabinho-da-pavuna-sao-presos/
18/03/2011

ADMINISTRAÇÃO EM CRISE -Dívidas com INSS provocam bloqueio de contas em Cariré

Prefeito de Cariré, Antônio Rufino Martins, precisou remanejar verbas para honrar compromissos


Cariré está sem dinheiro para pagar compromissos de gestão como salário de pessoal a partir deste mês
Cariré
Sem dinheiro para pagar suas dívidas. Esta é a situação em que se encontra este Município da região Norte, após tomar conhecimento de que as parcelas do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), no valor líquido de R$ 451 mil, haviam sido bloqueadas por conta de um débito contraído junto ao Instituto nacional do Seguro Social (INSS).

O montante da dívida é de R$ 4,6 milhões e corresponde à falta de repasse destinado à Previdência das administrações municipais entre os anos de 1998 a 2008, período em que o Município era governado pelos médicos Antônio Narcélio Ponte e Leandro Ponte Dias, respectivamente.

Segundo o atual prefeito, Antônio Rufino Martins, o Município já havia negociado R$ 2,6 milhões referente aos anos de 1998/2004. "Fizemos uma negociação com o INSS e ficou acordado que o Município pagaria a dívida em 240 parcelas, cujo valor varia entre R$ 30 e R$ 45 mil mensal", disse o prefeito Antônio Martins, assegurando que os 1.100 funcionários públicos municipais estão com seus vencimentos em dia. "Para garantir a folha de pagamento tivemos que recorrer a uma reserva de caixa destinada à reforma do hospital. Para o próximo mês se não houver reversão, a situação irá se complicar", afirmou o prefeito de Cariré.

A situação financeira no Município se complicou após o INSS detectar que entre janeiro de 2006 e dezembro de 2008, incluindo o 13º salário, Cariré deixou de contribuir com a Previdência Social. O montante da dívida é de aproximadamente R$ 2 milhões. "Em nenhum momento tomei conhecimento de que o Município teria sido notificado sobre essa nova cobrança. Agora é tentar um recurso na Justiça, para que o dinheiro retido seja liberado e tentarmos uma nova negociação com o órgão", disse Antônio Martins, acrescentando que a Assessoria Jurídica já está recorrendo da decisão.

O primeiro órgão a sentir a falta de dinheiro será a Câmara de Vereadores. O repasse da verba destinada ao pagamento de salários de vereadores e funcionários e de serviços essenciais é de R$ 84 mil, e deve ser repassada até segunda-feira. "Fiz uma reunião com os vereadores onde apresentei a situação financeira do Município. E acredito que neste primeiro momento não haverá aborrecimentos", disse o presidente da Câmara Francisco Nery Neto. O Legislativo de Cariré e composto de nove vereadores e o salário bruto de cada um é de R$ 3,2 mil.

O assessor jurídico de Cariré, o advogado Régis Albuquerque, esclareceu que todas as providências legais já foram tomadas para o pedido de liberação dos recursos. "Entramos com uma ação pleiteando três itens. O primeiro é uma liminar para desbloquear o valor", disse.

O segundo item diz respeito à Súmula Vinculante nº 8, do Supremo Tribunal Federal, que diz ser de cinco anos o prazo prescricional e decadencial do INSS para a cobrança de créditos tributários. "No nosso entendimento, os valores do período 2000-2004 alcançaram o que chamamos de decadência. E esse valor é de R$ 300 mil", disse o advogado. O terceiro item da ação é que a dívida atual seja incluída no parcelamento de 240 meses, feito em 2009.

O advogado esclareceu, ainda, que a única saída para o Município de Cariré é a negociação da dívida na Justiça. "Hoje, só poderá ser feito o parcelamento administrativo, junto à Receita, que é em 60 meses. E o pior é que o Município tem que abdicar parcelamentos anteriores. A questão toda é que a dívida total ficaria dividida em 60 meses", informou.

Se o parcelamento se der por meio administrativo, conforme indicou o advogado, o gasto mensal com a parcela a ser paga à Receita representaria 1/3 do total do FPM, que é de R$ 694 mil. "O que o Município quer é cumprir com suas obrigações, mas desta forma fica inviável", disse o vice-prefeito, Elmo Aguiar, completando que, este mês, a administração não terá como cumprir suas obrigações: "este bloqueio tornou o Município insolvente, porque como vamos pagar combustível, remédios, funcionários, fora o repasse da Câmara?".

A Ação Ordinária está tramitando na 18ª Vara de Sobral aguardando um posicionamento da Fazenda Nacional. "A ação está com o juiz titular. Ele quis ouvir a outra parte. O prazo para a Fazenda Nacional se pronunciar já expirou no dia 15 de março. Estamos dependendo deste pronunciamento", disse Régis Albuquerque. "Infelizmente estamos amarrados, esperando a decisão da justiça", complementou Elmo Aguiar.
Falta resolução
Para a coordenadora jurídica da Associação dos Prefeitos e Municípios do Estado do ceará (Aprece), Gabriela Pimenta, o grande problema dos débitos tributários para os Municípios é a ausência de uma lei que permita dois parcelamentos ou um novo parcelamento especial (àquele em 240 meses).

"A Aprece, em parceria com o Confederação Nacional de Municípios (CNM), em todas as marchas, encontros e seminários, tem pressionado o Governo Federal para acelerar essa consolidação da dívida, porque este é um dos grandes problemas para os Municípios", disse.

Assim como Cariré, outros Municípios podem sofrer bloqueios do FPM, em breve, segundo informações da Delegacia da Receita Federal do Brasil, em Fortaleza. Por questões de sigilo, não foi divulgado o nome das possíveis cidades.
Parcelas451 mil reais foi o valor total das parcelas do Fundo de Participação dos Municípios, de Cariré, bloqueadas pela Receita Federal, devido à dívidas junto ao Instituto Nacional do Seguro Social.
Fonte: D/N -Regional.
18/03/2011

Carga roubada na decida da Ibiapaba é recuperada na região norte do estado


Policiais militares do 3º BPM com sede em Sobral (distante 230Km de Fortaleza), recuperaram, no final da tarde de ontem, uma carga de cervejas que havia sido roubada por assaltantes, na BR- 222, próximo ao distrito de Ubaúnas, em Coreaú.
De acordo com tenente-coronel Gilvandro Oliveira, comandante do Batalhão e que chefiou a operação, o motorista foi abordado por três homens armados de revólveres, por volta das 21 horas da última segunda-feira (14), na decida da ladeira da Serra da Ibiapaba.
Depois da abordagem, o motorista foi levado em outro carro até a localidade de Aprazível, onde foi libertado. O caminhão roubado foi levado para a estrada que dá acesso a cidade de Mucambo onde foi feito o transbordo para outro caminhão, que acabou ficando atolado em uma estrada carroçável.
Dois assaltantes que se encontravam próximo ao caminhão no momento da chegada da Polícia foram presos. Francisco Everton Souza Lopes, 20 anos e Carlos André Sousa Lopes, 28, assumiram participação no crime e foram encaminhados para a Delegacia Regional de Polícia de Sobral, onde foram autuados em flagrante por furto. Recebemos a informação e de imediato seguimos para o local, que culminou com a prisão dos envolvidos. Vamos tentar localizar o terceiro elemento, que seria o autor intelectual, disse Gilvandro Oliveira, acrescentando que os acusados já tem envolvimentos em outros crimes de assaltos na região.Fonte: Diário Do Nordeste.
18/03/2011

VARJOTA: CÂMARA APROVA PROJETO DA PREFEITA QUE REAJUSTA SALÁRIOS DE ENFERMEIROS E GUARDAS MUNICIPAIS

Os vereadores da Câmara Municipal de Varjota aprovaram por unanimidade nesta quinta (17/03/11), os 2 projetos enviados pela Prefeita Rosa Cândida (PMDB), que concedem reajuste de 30% para os enfermeiros, que estavam há aproximadamente 6 anos sem correção salarial e 20% para os guardas civis municipais, que há uns 3 anos não tinham aumento em seus vencimentos.
Fonte: Varjota em Destaque e Jornal Regional com Roberto Lira.
18/03/2011

Tomara que sirva de exemplo para os vereadores da cidade de Reriutaba, pois ´03 sessões já foram realizadas e não foi decidido nada, e os funcionários é que perde com tudo isso.(Blog do Edilsinho).


EXCLUSIVO: GÊMEAS SIAMESAS DE SANTA QUITÉRIA, SERÁ DESTAQUE NO DOMINGO ESPETACULAR DA REDE RECORD





AMIGO REPORTER ROBERTO LIRA VISITANDO AS CRIANÇAS, FALOU AO BLOG DO EDILSINHO QUE FOI MUITO EMOCIONANTE

APÓS UM MÊS DE NASCIDAS AS GÊMEAS SIAMESAS DE SANTA QUITÉRIA, O RADIALISTA ROBERTO LIRA DA STYLLUS FM DO NOSSO SITE SE DESLOCOU ATÉ AQUELA CIDADE COM O REPÓRTER JÚNIOR DINIS DA TV DIÁRIO, ONDE OS DOIS FIZERAM SUAS MATÉRIAS, COM A INTENÇÃO DE AJUDAR AQUELA FAMÍLIA QUE TANTO PRECISAVA NAQUELE MOMENTO.
QUE ROBERTO LIRA FEZ:
ENTRAMOS EM CONTATO COM A PRODUÇÃO DO PROGRAMA DOMINGO ESPETACULAR DA REDE RECORD E ESTA NOS CONFIRMOU QUE O CASO SERÁ DESTAQUE NESTE DOMINGO.
Fonte: VARJOTA EM DESTAQUE.COM E JORNAL REGIONAL COM ROBERTO LIRA.
18/03/2011

quinta-feira, 17 de março de 2011

Cid Gomes participa de almoço com Barack Obama

 Governador Cid Gomes vai participar do almoço que a presidente Dilma Rousseff vai oferecer ao presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, neste sábado (19), em Brasília. A informação foi divulgada pela assessoria do governo.
Com isso, fica cancelada parte da programação do Governo Itinerante que Cid cumpriria neste final de semana.
O governador estará apenas em Sobral, no domingo (20), lançando o Projeto São José III
Fonte:ùltima hora - Verdes Mares.
 

Sábado (19) teremos a maior lua cheia dos últimos 19 anos

Neste sábado, dia 19, prepare-se para presenciar a aparição da maior lua cheia dos últimos 19 anos. Neste dia, a lua vai chegar ao ponto mais próximo da Terra.
Esta a razão pela qual ela aparecerá ainda mais esplêndida do que já é daqui a três noites, quando atingirá o ponto máximo de um ciclo, conhecido como ‘Perigeu Lunar’.
Especialistas dizem que o espetáculo será inesquecível, pois a lua se aproximará da Terra a uma distância de 221,567 milhas da órbita. Será a maior aproximação da terra desde 1992.
A lua cheia poderá aparecer no céu 14% maior e 30% mais luminosa, principalmente em boas condições atmosféricas.
Fonte: Sobral em Revista
17/03/2011 

HOMEM É PRESO POR PILOTAR MOTO EMBRIAGADO EM VARJOTA


ROBERTO LIRA(CAMISA BRANCA) UM GRANDE REPORTER ,  PROFISSIONAL.


O CIDADÃO DE NOME JORGE SANTIAGO DE SOUSA, 28 ANOS, CASADO, GARÇON, RESIDENTE NO BAIRRO PEDREIRAS. ELE FOI PRESO POR VOLTA DAS 18:00HS DE QUARTA-FEIRA, 16 DE MARÇO 2011, PELA A PM QUANDO OS POLICIAIS REALIZAVAM UMA BLITZ NA CIDADE. ELE FOI PEGO NA AV. PRESIDENTE CASTELO BRANCO, CENTRO. O MESMO CONDUZIA UMA MOTO HONDA CG 150 TITAN KS, COR VERDE, PLACA: LVJ 9529, INSCRIÇAO DE PARNAIBA - PIAUÍ. FOI REALIZADO O TESTE DO BAFÔMETRO, COM O RESULTADO DE 0,49 MG/L, ISSO SIGNIFICA QUE ULTRAPASSOU O LIMITE DE 0,01 MG/L, ISSO PODERÁ RESULTAR EM MULTA DE 955 REAIS, ALÉM DO VEÍCULO SER APREENDIDO E PERDER A HABILITAÇÃO, CONFORME DIZ A LEI.
JORGE SANTIAGO FOI CONDUZIDO A DELEGACIA REGIONAL DE POLÍCIA CIVIL DE SOBRAL (DR PC), ONDE FOI AUTUADO NO ARTIGO 306 DA LEI 9503 DO CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO (CTB).
Fonte: VARJOTA EM DESTAQUE.COM E JORNAL REGIONAL COM ROBERTO LIRA.

VARJOTA: PADRE NÃO REGISTROU B.O. NEM VAI REGISTRAR. NÃO FALA NADA SOBRE O CASO, O QUE LEVA A CRER QUE FOI AMEAÇADO PELOS ASSALTANTES.

ENTREVISTA EXCLUSIVA AO SITE VARJOTA EM DESTAQUE.COM, O SARGENTO MIRANDA COMANDANTE DA POLÍCIA DE VARJOTA, INFORMOU QUE A EQUIPE DE POLICIAIS DE PLANTÃO NO ÚLTIMO DOMINGO, 13 DE MARÇO, DIA QUE OCORREU O ASSALTO A RESIDÊNCIA DO PÁROCO DE VARJOTA, PADRE EUFRAZIO DA SILVA FILHO, NÃO REPASSOU NADA, POIS TAMBÉM NÃO FORAM COMUNICADOS SOBRE O ASSALTO.
A POLÍCIA AGUARDOU O DIA INTEIRO DE SEGUNDA-FEIRA, NA EXPECTATIVA QUE ALGUÉM PROCURASSE PARA PRESTAR O B.O, NÃO APARECENDO NINGUÉM O SARGENTO MIRANDA FOI A NOITE ATÉ A RESIDÊNCIA DO PADRE, POIS SE TRATA DE UM CASO DE GRANDE REPERCUSSÃO E NINGUÉM SE MANIFESTOU. O PADRE NÃO ENTROU EM DETALHES, NÃO REPASSOU NENHUMA INFORMAÇÃO SOBRE O ASSUNTO E NÃO REGISTROU B.O. NEM VAI REGISTRAR. NÃO FALA NADA SOBRE O CASO, O QUE LEVA A CRER QUE FOI AMEAÇADO PELOS ASSALTANTES.
A POLÍCIA ESTÁ INVESTIGANDO COM AJUDA DA POPULAÇÃO, QUE VEM PASSANDO ALGUMAS INFORMAÇÕES. ATÉ AGORA A POLÍCIA TEM ENTRE TRÊS E QUATRO SUSPEITOS DE TER PRATICADO O ASSALTO. O SARGENTO MIRANDA PEDE A COLABORAÇÃO DA POPULAÇÃO NO CASO, POIS NÃO TEM A INFORMAÇÃO DA VÍTIMA. O SARGENTO PEDE QUEM SOUBER DE ALGUMA INFORMAÇÃO QUE POSSA AJUDAR LIGUE PARA O 190, CEL.(88) 9953 1198 OU PARA CEL. (88) 9439 7211, PODE LIGAR A COBRAR PARA OS CELULARES E SE QUISER ANÔNIMO.
Fonte: Varjota em Destaque e Jornal Regional com Roberto Lira.
17/03/2011

ASSALTO A MÃO ARMADA NA ZONA RURAL


O FATO ACONTECEU QUARTA-FEIRA, 16 DE MARÇO DE 2011, POR VOLTA DAS 20:00HS, NA LOCALIDADE ANCELMO ZONA RURAL DE VARJOTA.
VÍTIMA: JONAS PONTES MELO, CASADO, NATURAL DE RERIUTABA, AGRICULTOR, RESIDENTE NO CENTRO. DOID INDIVÍDUOS ARMADOS E ENCAPUZADOS, COM ESPINGARDAS SOCADEIRA, CHEGARAM A PÉ NA RESIDÊNCIA DO MESMO NA LOCALIDADE ANCELMO E ANUNCIARAM O ASSALTO. SEGUNDO INFORMAÇÕES AS PESSOAS FORAM RETIRADAS A FORÇA DA CASA.
OBJETOS ROUBADOS: 01 BICICLETA MONARK VERMELHA, 01 APARELHO DE DVD, 02 CELULARES, E 20 REAIS.
A PM DE MUCAMBO E RAFAEL ARRUDA QUE ESTAVAM NA CIDADE JUNTAMEMENTE COM UM POLICIAL DE VARJOTA, FORAM AO LOCAL E REALIZARAM BUSCAS, MAS SEM ÊXITO.
Fonte: Varjota em Destaque e Jornal Regional com Roberto Lira.
17/03/2011

AÇUDE CASTANHÃO ABRIRÁ COMPORTAS NESTA SEXTA-FEIRA

As comportas da barragem do Castanhão, maior açude do Ceará, vão ser abertas parcialmente na próxima sexta-feira, 18. A decisão foi tomada por um grupo técnico operacional de órgãos responsáveis pelo monitoramento e administração do reservatório para diminuir o crescente volume de água acumulada no açude em decorrência das fortes e constantes chuvas que caem no Estado desde o início do ano, sobretudo na região do Cariri, onde fica o rio Salgado, principal afluente do rio Jaguaribe, barrado pelo Castanhão.

“A ideia, pelas nossas projeções, é que poderemos iniciar a liberação agora com 100 metros cúbicos por segundo e podemos chegar até 500 metros cúbicos por segundo em função do comportamento das chuvas e das vazões da água que vai afluir ao açude Castanhão”, disse ontem Francisco José Coelho Teixeira, superintendente da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), em entrevista coletiva na sede do órgão.

O número de comportas a serem abertas vai ser definido pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), que operacionaliza o açude, em Alto Santo, assim como o horário de liberação das águas. Hoje, essas e outras peculiaridades vão ser definidas em reunião em Limoeiro do Norte. O Castanhão se encontrava, ontem, com 71.70% de sua capacidade total que é de 6,7 bilhões de metros cúbicos de água, ou seja, acumulando 4,9 bilhões de metros cúbicos de água.

“Dos 134 açudes temos 22 reservatórios sangrando e nove com mais de 90% da capacidade que poderão sangrar a qualquer momento. O Orós, por exemplo, que é o segundo maior do Estado, já está com 87% e que poderá sangrar ainda neste mês. E as águas vão pra dentro do Castanhão, por isso que nós já estamos tomando as providências de abrir as comportas”, diz Francisco Teixeira.

Ele afirma ainda que, segundo previsões da Funceme, poderá chover bastante no fim deste mês e em abril o que deverá aumentar a liberação das águas do açude, chegando aos 500 metros cúbicos por segundo.
Fonte: O Povo Online.
17/03/2011

Moradores do Bairro do Escondido são atacados por enxame de abelhas


Na última terça-feira (15/03) moradores do Bairro do Escondido no município de Ipu, foram atacados por um exame de abelhas. O Fato aconteceu numa casa simples, no bairro afastado do centro da cidade.

O ataque resultou em três pessoas picadas, e a morte de dez galinhas e dois cachorros que não resistiram ao veneno e à quantidade de picadas.

No momento do ataque as pessoas que estavam na casa conseguiram escapar do enxame após sair correndo para fora de casa. Segundo as testemunhas, as abelhas saíram de uma árvore que esta no quintal da casa.

O quê fazer
Os efeitos das picadas das abelhas variam de intensidade, na dependência do número de ferroadas e da sensibilidade do indivíduo ao veneno.

Quando perturbadas, as abelhas emitem um feromônio de alarme (iso-pentil acetato) e altas concentrações são depositadas com o ferrão no local da picada. Uma só abelha pode armazenar 0,1 mg de veneno e até 500 ferroadas (ou bem menos se a pessoa for alérgica) podem ameaçar a vida de um adulto.
Os especialistas concordam que o melhor método para escapar de um ataque de abelhas é cobrir a cabeça e correr para um abrigo.
Uma pessoa alérgica apresentará minutos após receber a(s) picada(s) os sintomas: Vermelhidão no local da ferroada, coceira local ou generalizada, dificuldade de respirar, pele avermelhada e até desmaio. Nesses casos, o melhor é não tentar atender em casa, mas levá-la ao Hospital para os Primeiros Socorros, o quanto antes.
Fonte: Ipú Notícias
17/03/2011

Hackers invadem site do Governo do Ceará

Hackers invadiram na madrugada desta quinta-feira, 17, o site do Governo do Estado do Ceará. Segundo informações de usuários da rede social Twitter, a invasão teria ocorrido por volta de 1h. Em seguida, às 2h30min, o site do Governo do Estado saiu do ar.

“Todos os sites linkados ao portal do Governo do Estado do Ceará foram invadidos por hacker, não temos mais acesso a informações e serviços”, afirmava Carlos Virgílio (@cvcf77). “Hacker acaba de invadir página do Governo - CE”, escreveu Bruno (@blunoblaga).

Os hackers responsáveis pela invasão deixaram uma mensagem na página inicial do site. “Não somos Apenas um grupo, Mas sim uma família. [sic]”, afirmam na mensagem. “O governo, e seus Servidores. Muito bons por sinal [sic]., completam. Eles também assinam a mensagem, identificando-se como 'n4sss', 'hackinho', 'fl4me' e 'hackerbrasilll'.

Na manhã desta quinta-feira, 17, o site do Governo do Estado do Ceará já está funcionando normalmente.

Fonte: O Povo
17/03/2011

quarta-feira, 16 de março de 2011

TIM deixa ipuenses sem serviço a mais de 24 horas

Já dura mais de 24 horas que a cidade de Ipu, está sem serviço de telefonia móvel, da operadora TIM. Desde o sábado que o serviço funciona precariamente no município de Ipu, e desde o dia (15/03) pela manhã que o serviço está interrompido por completo.

Os transtornos causado pela falta de serviço na área de cobertura da TIM, já está deixando muito ipuense irritado, já se fala em até desistência em massa, por parte de muitos usuários da operadora no município.

Nossa Equipe entrou em contato com a operadora, através de um telefone fixo, para o número 1056, na opção reclamação obtivemos de uma funcionária do Call Center da empresa, que o problema está sendo causado por um falha na rede e que técnicos estariam trabalhando para normalizar o serviço o mais rápido possível.

Além do incomodo de não se poder falar com ninguém que utiliza o serviço de telefonia móvel da TIM, os clientes estão sofrendo com outro problema, causado pelo descarregamento rápido da bateria do celular; a falta de cobertura de área, faz com que o aparelho gaste mais rápido a carga da bateria.
Fonte: Ipú Notícias- Caderno - CIDADE,DESTAQUE, PRINCIPAL
16/03/2011

Juazeiro do Norte-CE: Viatura pega fogo quando policiais saíam para uma ocorrência

viatura de prefixo 427 da Polícia Civil pegou fogo quando inspetores saíam da delegacia para atender a uma ocorrência. Ao volante da velha Parati, ano 2000, e placas HXX-7688, veículo oficial da frota cearense, estava o inspetor Dagmar acompanhado dos colegas Gonçalves e Ednaldo. Quando ele acionou a viatura esta incendiou mesmo tendo saído da revisão nesta terça-feira e ganhado uma nova bateria e o tanque cheio de combustível.

O fato aconteceu por volta das 9 horas e somente a perícia é que vai esclarecer as causas do incêndio que destruiu a parte dianteira onde fica o motor e deixou a bateria totalmente danificada. O quartel do Corpo de Bombeiros funciona em frente e militares da corporação foram acionados para conter as chamas e evitar o pior. Ninguém saiu ferido.
FONTE:miséria.com.br
16/03/2011

Gêmeas siamesas deixam UTI no Hospital das Clínicas de São Paulo

As irmãs siamesas Clara e Clarice, de apenas 1 ano, já saíram da UTI do hospital onde fizeram a cirurgia de separação, em São Paulo.

As crianças são de Santa Quitéria, região norte do Ceará.

Elas viajaram dia 22 de fevereiro e depois de quase um mês estão se recuperando bem do procedimento.


Médicos ainda não deram previsão de alta
Veja o caso das gêmeas siamesas

As crianças nasceram unidas pelo abdômen em fevereiro de 2010. Desde então elas ficaram sob os cuidados do Hospital Albert Sabin.

Como a unidade não tinha condições de fazer a cirurgia de separação e os pais também não podiam pagar em hospital particular, o caso foi parar na justiça.

Os pais conseguiram o direito de operar as crianças no hospital das clínicas de São Paulo.

O Estado custeou todas as despesas referentes ao procedimento médico necessário para a separação das meninas, além de transportes, hospedagem e alimentação das crianças e dos representantes legais.
Fonte: Portal Verdes Mares
Caderno Ceará
16/03/2011

VARJOTA: Polícia investiga assalto a padre


A Polícia já iniciou as investigações acerca do assalto ao pároco da cidade de Varjota (distante 297Km de Fortaleza), Eufrásio da Silva Filho, ocorrido no último dia 13. De acordo com testemunhas, bandidos armados invadiram a residência do sacerdote e sob ameaça levaram objetos pessoais e um carro que estava estacionado em frente a residência.

O veículo que pertence ao motorista da paróquia da cidade, um Gol, prata, placas LAT- 2255, inscrição do CE, foi encontrado abandonado na manhã de segunda-feira (14), na rodovia CE-257, próximo ao lixão da cidade de Hidrolândia.

Policiais do Patrulhamento Estadual Rodoviário disseram que o padre Eufrásio Silva, ainda não havia registrado o Boletim de Ocorrência (B.O.), informando sobre o furto e que somente após o veículo ser encontrado é o caso chegou ao conhecimento da Polícia local.

O motorista dono do Gol, foi até o local pegar o veículo e registrou a ocorrência na Delegacia de Varjota.

Carga recuperada

Policiais militares do 3º BPM com sede em Sobral (distante 230Km de Fortaleza), recuperaram, no final da tarde de ontem, uma carga de cervejas que havia sido roubada por assaltantes, na BR- 222, próximo ao distrito de Ubaúnas, em Coreaú.

De acordo com tenente-coronel Gilvandro Oliveira, comandante do Batalhão e que chefiou a operação, o motorista foi abordado por três homens armados de revólveres, por volta das 21 horas da última segunda-feira (14), na decida da ladeira da Serra da Ibiapaba.

Depois da abordagem, o motorista foi levado em outro carro até a localidade de Aprazível, onde foi libertado. O caminhão roubado foi levado para a estrada que dá acesso a cidade de Mucambo onde foi feito o transbordo para outro caminhão, que acabou ficando atolado em uma estrada carroçável.

Dois assaltantes que se encontravam próximo ao caminhão no momento da chegada da Polícia foram presos. Francisco Everton Souza Lopes, 20 anos e Carlos André Sousa Lopes, 28, assumiram participação no crime e foram encaminhados para a Delegacia Regional de Polícia de Sobral, onde foram autuados em flagrante por furto. "Recebemos a informação e de imediato seguimos para o local, que culminou com a prisão dos envolvidos. Vamos tentar localizar o terceiro elemento, que seria o autor intelectual", disse Gilvandro Oliveira, acrescentando que os acusados já tem envolvimentos em outros crimes de assaltos na região.

Fonte: Diário do Nordeste
16/03/2011

NO CEARÁ -50% dos jovens voltam a cometer infrações

Entidades reclamam da falta de investimentos em programas voltados para medidas socioeducativas
A situação de crianças, jovens e adolescentes que cometeram algum ato infracional, seja ele leve ou grave, e tem que cumprir medidas socioeducativas, no Ceará, é preocupante. Segundo a Pastoral do Menor, o índice de reincidência desses jovens passa dos 50%. Outro dado alarmante é a enorme quantidade de meninos que vem do Interior do Estado. São 280, o que representa um terço desse total.

Faltam unidades de atendimento, profissionais para atender a demanda, prioridade do poder público com a causa e, principalmente, recursos financeiros.
Orçamento
A falta de investimento é verificada também no Município de Fortaleza. Aurilene Vidal, coordenadora da Pastoral do Menor, denuncia que apenas 26% do que estava orçado pela Prefeitura da Capital para ser gasto em 2010, foi executado.

Atualmente, cerca de dois mil jovens cumprem medidas socioeducativas no Ceará, nos três sistemas: meio aberto, de semi-liberdade ou de privação de liberdade. Em Fortaleza, 840 adolescentes cumprem medidas em unidades de internação - regime fechado.

Mas afinal, de quem é a falha? Quem de fato tem que ser responsabilizado? É esse o questionamento que faz a campanha "Dê oportunidade - Medidas socioeducativas responsabilizam, mudam vidas", lançada ontem, no Condomínio Espiritual Uirapuru (CEU). Na opinião da coordenadora institucional da campanha, Aurilene Vidal, todo um conjunto de fatores contribuem para formar esse triste cenário.

A presidente do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), Flor Fontenele, ressalta que a sociedade pede uma cultura de paz, mas não percebe que ela própria exerce a violência. "A sociedade deseja que esses adolescentes sejam castigados e não responsabilizados".

Nádia Cândido, coordenadora do programa "Se garanta", da Secretaria de Direitos Humanos de Fortaleza (SDH), afirma que mais de 50% do orçamento da SDH é destinado para a área da infância, e que ele foi totalmente executado. "Esse ano, houve um aumento no orçamento para a política da infância, que passou para de R$ 12 milhões para R$ 21 milhões", afirma.
Fonte: DN
16/03/2011

SINE IDT E PROMOTORIA DE VARJOTA FISCALIZAM PESCA ILEGAL, FALSOS PESCADORES E FRAUDES NO SEGURO DESEMPREGO



O Sine/IDT - Sistema Nacional de Emprego/Instituto de Desenvolvimento do Trabalho, em parceria com a Promotoria de Varjota realizou recentemente no Auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Varjota uma reunião com a presença dos pescadores de Varjota.
O objetivo foi alertar aos mesmos que não pesquem no período proibido por lei (defeso da piracema) e que denunciem os falsos pescadores, que dentre outras irregularidades, recebem o seguro desemprego ilegalmente.
Em entrevista ao radialista Roberto Lira, após a reunião, o Analista Técnico do Sine/IDT de Fortaleza Neto Oliveira, afirmou que esta fraude, no Brasil, já atingiu mais de 500 MILHÕES de reais. Segundo ele, em Varjota, em 2009 havia 129 pessoas inscritas como pescadores, mas depois das fiscalizações terem sido intensificadas, o número de pescadores caiu para 95, ou seja, 34 falsos pescadores já saíram. Agora, a fiscalização está ainda mais presente, sendo que cada pescador que pretende conseguir o Seguro Desemprego, precisa preencher uma declaração e entregá-la assinada ao senhor Promotor. Com isso, os representantes do Sine/IDT acreditam que o número de pescadores vai diminuir ainda mais, pois outros falsos pescadores devem desistir, para não serem punidos. Para Neto Oliveira, os falsos pescadores prejudicam os legítimos, por isso, eles devem denunciá-los ao Promotor.
Também ao ser entrevistado pela reportagem, o senhor Promotor de Justiça, titular da Comarca de Varjota, Dr. João Batista, falou que todas as declarações assinadas pelos pescadores serão investigadas e, se forem encontradas irregularidades, serão tomadas as providências civis e criminais.  
Fonte: Varjota em Destaque e Jornal Regional com Roberto Lira.
16/03/2011

Acidente de Moto em Reriutaba


O  acidente aconteceu por volta das 24h00min, perto da Universidade de Reriutaba, o Jovem conhecido por Netinho,morador do Bairro Santa Luzia em Reriutaba. Ele retornava do Município de Amanaiaras, quando perdeu o controle da moto numa curva, passando direto e caindo, sofreu vários ferimentos pelo corpo, principalmente no rosto. Imediatamente foi socorrido por moradores e levado para Hospital Rita do Vale Rego e transferido para a Santa Casa de Sobral onde continua internado em estado grave.

Até o momento ainda não temos informações sobre o estado de saúde dos jovens.
Meu amigo Neto, nós que fazemos o BLog do Edilsinho estamos na torcida para sua melhora.
Fonte: Panicomania.com 
16/03/2011

terça-feira, 15 de março de 2011

TASSO E MARCOS CALS NA MIRA DO MINISTÉRIO PÚBLICO ELEITORAL

O Ministério Público Eleitoral (MPE) contesta, perante o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), decisão que não considerou irregular propaganda eleitoral em favor dos então candidatos a senador e a governador, Tasso Ribeiro Jereissati e Marcos Cesar Cals de Oliveira. Conforme a ação, o Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Ceará (TRE-CE) não observou a regra prevista no artigo 37, da Lei das Eleições, que cuida da proibição de publicidade eleitoral em bens públicos. O MPE ajuizou representação por propaganda eleitoral irregular contra os candidatos tendo devido à fixação de placas, assemelhadas a outdoor, às margens da rodovia CE-060, entre Umarizeiras e o distrito de Caipu. Conforme o Ministério Público, "os recorridos, mesmo tendo sido notificados das irregularidades, não promoveram a retirada da propaganda em bem público". Dessa forma, afirma que a contestação apresentada ao TSE tem a finalidade de corrigir o equívoco cometido pelo TRE-CE sobre a análise da questão. Na época, o tribunal regional considerou que houve a afixação de propaganda eleitoral em bem público, entretanto entendeu que "a natureza da publicidade não a caracteriza como de efeito outdoor", julgando improcedente a representação.
Fonte: O Povo Online.
15/03/2011

FESTEJOS DE AMANAIARA: Inaugurações e shows movimentam o distrito neste sábado


DIA 19 DE MARÇO DE 2011, O PREFEITO MUNICIPAL DE RERIUTABA, DR. OSVALDO HONÓRIO LEMOS JÚNIOR ESTARÁ INAUGURANDO O POSTO DE SAÚDE NO CENTRO DE AMANAIARAS E A ENTREGA OFICIAL DA REFORMA DA ESCOLA DEPUTADO MANOEL RODRIGUES E  ENTREGA DA PONTE SOBRE O RIO JURÉ QUE DÁ ACESSO A SOLIDADE E MALHADA DOS BOIS.
Haverá shows com as atrações Forrozão Memórias do Sertão e Dorgival Dantas na Praça da capela a partir das 21h.

O evento compõe as comemorações dos festejos de São José, padroeiro do distrito.
Fonte: Blog do Edilsinho.

Agricultor é morto a pauladas em Ipu na localidade de Barrinha

O agricultor, Antônio Damasceno de Sousa, 65 anos, natural de Ipú, foi encontrado  pela manhã de ontem (14/03) morto em uma mata na zona rural nas proximidades da localidade de Barrinha na cidade de Ipu-CE.

A suspeita que é o agricultor tenha sido vítima de latrocínio, roubo seguido de morte, a polícia não se sabe ou autores do crime e segundo familiares da vítima, o agricultor estava com uma quantia de aproximadamente de R$ 700,00 em dinheiro no momento do crime.

Antônio Damasceno de Sousa teria ido até essa mata, onde tinha um plantio de um roçado. O IML, agora a tarde, foi até o local recolher o corpo para exame cadavérico, a fim de descobrir a hora e as caudas da morte e depois libera-lo para sepultamento.
Fonte:Caderno: CIDADE , DESTAQUE , PRINCIPAL
15/03/2011

Homens fogem da Cadeia Pública de Guaraciaba do Norte

Dois homens conseguiram fugir da Cadeia Pública do município de Guaraciaba do Norte, na Serra da Ibiapaga, na madrugada de sábado para domingo (13). Francisco Rogean Leite Lima e Carlos da Silva Damasceno, o "Boca", fizeram um burado na parede da cela quatro.

O agente penitenciário Renato de Almeira só percebeu a fuga às 7h e repassou a informação aos policiais. Diligências são feitas para localizar os fugitivos, mas, por enquanto, nenhum deles foi preso. Os homens respondem a furto e lei Maria da Penha.

Sobre Guaraciaba

De acordo com o Mapa da Violência/2011, divulgado pelo Ministério da Justiça, o município é o 39º mais perigoso do Ceará.
Fonte: Ceará Agora.
15/03/2011


 

"Buraco do Lixão" cresce a cada dia e com ele o risco de acidentes.


Atenção motoristas que precisam trafegar pela CE-183 sentido Cariré/Varjota

Redobrem o cuidado e fiquem espertos, nas proximidades do lixão em Varjota, existem buracos no asfalto que mais parecem crateras lunares.

Todos os anos no período chuvoso a erosão causada pelas águas que escorrem do lixão formam buracos na estrada, rompendo o asfalto e colocando em risco a vida de quem é obrigado a passar pelo local. Além do risco de acidentes, os buracos forçam o motorista a parar quase que totalmente o veículo, deixando-o inclusive exposto a "outros males".

O buraco a cada dia cresce mais e precisa ser, pelo menos, sinalizado quanto antes.

Como se trata de uma rodovia estadual a Prefeitura Municipal não pode e nem deve restaurar o trecho por conta própria, porem ela "pode e deve" acionar e cobrar do órgão responsável pelas estradas estaduais (DER) a reconstrução do pequeno trecho.

Fica aqui nosso humilde apelo para que isso seja feito logo, pois a qualquer momento o pior pode acontecer.
Fonte: Varjota Hoje
15/03/2011

INFÂNCIA EM PERIGO

 Oman Carneiro avalia o mapa de uma violência cada vez mais  frequente nos municípios brasileiros. 
"Cresce assustadoramente o número de casos de pedofilia em todo o País. No mapa dessa violência, as denúncias elencam 89% dos municípios brasileiros que inspiram urgentes medidas de proteção à infância.
Enquanto em 2009, o registro da violência sexual contra criancas, totalizou 15.345 casos, em 2010, foram oficializadas 49.000 ocorrências. Segundo o relatório emitido pela Secretaria de Direitos Humanos, através do Disque 100, a Região Nordeste foi a que apresentou maior crescimento, seguida, então, pelos estados que compõem o Sudeste. Do total de crianças violentadas, 60% são meninas, também em maioria quando a situação é a de exploração sexual: 80%.
Na maioria das vezes, o crime acontece dentro de casa, cometido por parentes ou supostos conhecidos dos familiares, mas a frequencia dos lamentáveis episódios em outros espaços públicos ou privados, reiteram a cobrança para uma permanente vigilância em áreas irrestritas.
Integram ainda o contigente vulnerável, as crianças que estão na rua, pelo abandono dos pais ou responsáveis. Estas, apesar de não efetivarem imediatas denúncias, a maioria revela ter sofrido algum tipo de abuso ou violência sexual.
O uso da internet, igualmente, requer um olhar atento de proteção dos responsáveis, pelos elevados riscos à teia de pedófilos que se encondem em falsos perfis.
A CPI da Pedofilia já colocou atrás das grades milhares de indivíduos que abusaram e violentaram menores de idade. No entanto, em muitos casos, a Justiça, ao conceder inapropriados benefícios como a redução da pena, liberdade provisória e indultos, sem que haja uma avaliação criteriosa aos riscos que essas solturas impensadas ofertam, acaba tornando-se coadjuvante na permissão a repetidas cenas de uma violência que interrompe a infância e responde por um grande número de homicídios de crianças com os mais terríveis requintes de crueldade.
Enquanto governantes, instituições, comunidades e famílias permitirem o descuido do dever de velar pela dignidade da criança e do adolescente, não os colocando a salvo de qualquer tratamento desumano, agressivo, aterrorizante, vexatório ou  constrangedor, não só a pedofilia, mas todas as demais formas de violência continuarão destruindo a infância."
Fonte: Blog do Oman 
15/03/2011