quarta-feira, 16 de março de 2011

SINE IDT E PROMOTORIA DE VARJOTA FISCALIZAM PESCA ILEGAL, FALSOS PESCADORES E FRAUDES NO SEGURO DESEMPREGO



O Sine/IDT - Sistema Nacional de Emprego/Instituto de Desenvolvimento do Trabalho, em parceria com a Promotoria de Varjota realizou recentemente no Auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Varjota uma reunião com a presença dos pescadores de Varjota.
O objetivo foi alertar aos mesmos que não pesquem no período proibido por lei (defeso da piracema) e que denunciem os falsos pescadores, que dentre outras irregularidades, recebem o seguro desemprego ilegalmente.
Em entrevista ao radialista Roberto Lira, após a reunião, o Analista Técnico do Sine/IDT de Fortaleza Neto Oliveira, afirmou que esta fraude, no Brasil, já atingiu mais de 500 MILHÕES de reais. Segundo ele, em Varjota, em 2009 havia 129 pessoas inscritas como pescadores, mas depois das fiscalizações terem sido intensificadas, o número de pescadores caiu para 95, ou seja, 34 falsos pescadores já saíram. Agora, a fiscalização está ainda mais presente, sendo que cada pescador que pretende conseguir o Seguro Desemprego, precisa preencher uma declaração e entregá-la assinada ao senhor Promotor. Com isso, os representantes do Sine/IDT acreditam que o número de pescadores vai diminuir ainda mais, pois outros falsos pescadores devem desistir, para não serem punidos. Para Neto Oliveira, os falsos pescadores prejudicam os legítimos, por isso, eles devem denunciá-los ao Promotor.
Também ao ser entrevistado pela reportagem, o senhor Promotor de Justiça, titular da Comarca de Varjota, Dr. João Batista, falou que todas as declarações assinadas pelos pescadores serão investigadas e, se forem encontradas irregularidades, serão tomadas as providências civis e criminais.  
Fonte: Varjota em Destaque e Jornal Regional com Roberto Lira.
16/03/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário