sexta-feira, 15 de abril de 2011

Altíssima periculosidade: Alex Gardenal e Fabinho da Pavuna são transferidos.

                                       
Foram transferidos para a Penitenciária Federal de Porto Velho (RO), nesta quinta-feira (14), os bandidos Alexandre de Sousa Ribeiro, o "Alex Gardenal", e Francisco Fabiano da Silva Aquino, o "Fabinho da Pavuna".

Os bandidos, considerados de altíssima periculosidade, estavam na Casa de Privação Provisória de Liberdade Luciano Andrade de Lima (CPPL I), em Itaitinga, e tinham ligações com a principal facção criminosa de São Paulo, o Primeiro Comando da Capital (PCC), conforme mostrou o Diário do Nordeste em março.

Homens do Batalhão de Choque da Polícia Militar fizeram a condução dos bandidos até Aeroporto Internacional Pinto Martins, ainda na madrugada, com agentes penitenciários federais e do Grupo de Apoio Penitenciário (GAP).

Trabalho em andamento
A penitenciária de Porto Velho é administrada pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen) do Ministério da Justiça. Às 11 horas a assessoria do órgão informou ao Diário do Nordeste Online que a transferência ainda estava acontecendo e que, até a conclusão do trabalho, nenhuma informação poderia ser repassada.

Gardenal e Pavuna embarcaram na madrugada, no Aeroporto Internacional Pinto Martins, com destino a Porto Velho. A transferência foi feita por questões de segurança, pois ambos são considerados de alta periculosidade.

Pelo menos um ano

O Depen informou ao Diário do Nordeste Online que um preso pode ficar por 360 dias em uma penitenciária federal. O prazo, porém, pode ser prorrogado de forma ilimitada.

Recapturados no Maranhão
Os bandidos foram recapturados no interior do Maranhão, no último dia 17, conforme revelou em primeira mão o Diário do Nordeste, em matéria do repórter Emerson Rodrigues.

Fugas no Ceará
Fabinho da Pavuna havia fugido do Instituto Penal Paulo Sarasate (IPPS), localizado em Aquiraz, em agosto do ano passado. Já em fevereiro ele teria comandado o resgate de Alex Gardenal e mais nove presos do Instituto Presídio Professor Olavo Oliveira (IPPOO) II, em Itaitinga.

Bem antes, ainda em 2005, Gardenal teria sido o responsável por resgatar Fabinho da Pavuna - o bandido ia para uma audiência em Maracanaú, escoltado por policiais, mas foi resgatado por cerca de 15 bandidos.

Inquérito na PM
O Diário do Nordeste Online mostra nesta quinta-feira (14), com exclusividade, a instauração de um inquérito na Polícia Militar para apurar uma possível ligação entre Fabinho da Pavuna e um policial. O bandido teria pago R$ 70 mil para fugir do IPPS. A negociação envolveu ainda armas.

Histórico de crimes
Os bandidos tem um longo histórico criminal no Ceará, desde ainda os anos 1990, conforme informações do Tribunal de Justiça. A ambos é atribuída a autoria de crimes de assaltos a banco e sequestro, entre outros.

Penitenciária de Porto Velho
A unidade federal de Rondônia, inaugurada em 2008, tem capacidade para 208 presos em regime de segurança máximas. Os detentos ficam em celas individuais. A penitenciária é localizada às margens de uma rodovia.

Mais de 240 câmeras monitoram em tempo real a penitenciária e os presos.

Fonte: Dn

Um comentário: