sexta-feira, 11 de março de 2011

Um caso confirmado e vários suspeitos em Reriutaba.

Segundo o agente de Endemias Luciélio Paiva, já há vários casos de dengue em Reriutaba, um deles já foi confirmado pela Secretaria de Saúde(Dengue Clássica) e os focos do mosquito no município está aumentando espantosamente. Ele pede para as pessoas se conscientizarem e nos unirmos para que o pior não aconteça, pois este inseto pequeno é tão perigoso quanto se imagina. Ainda segundo ele, tem pessoas que xingam os guardas que estão procurando simplesmente ajudar e geralmente a casa dessas pessoas é a que tem mais incidência do mosquito.
Para se ter uma idéia só no bairro Rampa foram encontrados 156 focos do mosquito, na sede 144, bairro Caixa D’água 98, Açude do Mato 23, Doroteus 22, Amanaiara 16, Oitizeiro 6, dentre outros. Vale lembrar que em 2002 já houve uma epidemia de dengue no município e em casos de acontecer outra vez pode haver vários casos de dengue hemorrágica. Segundo informações de pessoas da vizinha cidade de Varjota, já há casos de dengue hemorrágica naquele município, mas ainda não confirmado pela Secretaria de Saúde.
"O carro fumacê já começou a vim  para a sede de nossa cidade, mas não devemos esperar só por isso, temos que agir para eliminar este inimigo, pequeno mas muito perigoso para nossa saúde. Vamos respeitar os guardas, o recebam bem, ele está indo até sua casa para nos ajudar a previnir não só contra a dengue mas contra outros tipos de doenças que podem ocorrer com nossa família. Unirmos a eles é sempre o melhor caminho para vencermos esta guerra".
A PREVENÇÃO É A ÚNICA ARMA CONTRA A DOENÇA.
A melhor forma de se evitar a dengue é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença. Para isso, é importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros.
SINTOMAS
>Geralmente os sintomas se manifestam a partir do 3° dia depois da picada do mosquitos.
>Febre alta com início súbito.
>Forte dor de cabeça.
>Dor atrás dos olhos, que piora com o movimento dos mesmos.
>Perda do paladar e apetite.
>Manchas e erupções na pele semelhantes ao sarampo, principalmente no tórax e membros superiores.
>Náuseas e vômitos•
>Tonturas.
>Extremo cansaço.
>Moleza e dor no corpo.
>Muitas dores nos ossos e articulações.
DENGUE HEMORRÁGICA
Os sintomas da dengue hemorrágica são os mesmos da dengue comum. A diferença ocorre quando acaba a febre e começam a surgir os sinais de alerta:
>Dores abdominais fortes e contínuas.
>Vômitos persistentes.
>Pele pálida, fria e úmida.
>Sangramento pelo nariz, boca e gengivas.
>Manchas vermelhas na pele.
>Sonolência, agitação e confusão mental.
>Sede excessiva e boca seca.
>Pulso rápido e fraco.
>Dificuldade respiratória.
>Perda de consciência.
Na dengue hemorrágica, o quadro clínico se agrava rapidamente, apresentando sinais de insuficiência circulatória e choque, podendo levar a pessoa à morte em até 24 horas. De acordo com estatísticas do Ministério da Saúde, cerca de 5% das pessoas com dengue hemorrágica morrem.
Fonte: Reriutaba Notícias. 
11/03/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário